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quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA, LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL - 6º ANO

Conteúdo: Leitura e interpretação textual; classe dos numerais; tipos de sujeito; palavras homônimas; artigo definido e indefinido; adjunto adnominal; acentuação das palavras paroxítonas; ortografia: emprego do j e g; pronomes possessivos e demonstrativos; classe dos adjetivos.

Leia o texto e responda as questões 1, 2 ,3, 4 e 5.

O PRIMEIRO ENCONTRO

Vocês se conheceram na escola, no clube, no shopping ou pela internet. Ao telefone ou trocando e-mails, ficaram horas e horas batendo papo. Descobriram que têm várias afinidades, que curtem a companhia um do outro e: buumm! Ele finalmente criou coragem e a convidou para sair. [...] Calma! O primeiro encontro sempre dá aquele friozinho na barriga.

Daniela Zuim. Revista Atrevida. São Paulo, 2001.

1. O texto acima foi publicado na revista atrevida. Levando em conta a revista de publicação, a que público a reportagem se dirige?

(A) Ao público idoso.
(B) Ao público adolescente.
(C) Ao público adulto.
(D) Ao público infantil, de até 6 anos.

2. O texto começa com o pronome “vocês”, dirigindo-se diretamente ao leitor. O que o uso desse recurso sugere?.

(A) Sugere intimidade entre quem escreve e o leitor.
(B) Sugere arrogância do escritor.
(C) Sugere uma falta de educação do autor.
(D) Sugere um mal humor do escritor.

3. O título informa ao leitor o assunto da reportagem. Que palavra enfatiza a importância desse encontro.

(A) A palavra vocês.
(B) A palavra primeiro.
(C) A palavra escola.
(D) A palavra shopping.

4. O último período comenta que é normal sentir emoção nesse momento. Que termo exerce a função de sujeito da oração?

(A) Calma – sujeito simples
(B) O primeiro encontro – sujeito composto
(C) O primeiro encontro – sujeito simples
(D) friozinho na barriga – sujeito composto

5. A palavra primeiro, no título do texto, pertence a classe dos numerais. O que ela indica sobre o substantivo encontro?

(A) Indica uma ordem ou sequência.
(B) Indica um estado de emoção.
(C) Indica a felicidade por causa do encontro.
(D) Indica uma curiosidade.

Leia o texto e responda as questões 6, 7, 8, 9 e 10.

FANATISMO

Minh’alma de sonhar-te anda perdida,
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer razão do meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!

“Tudo no mundo é frágil, tudo passa...”
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!

E, olhos postos em ti, digo de rastros:
“Ah! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: Princípio e Fim!”...

Florbela Espanca. Poemas de Forbela Espanca. São Paulo, 2001.

6. Assinale o trecho que indica mais claramente a admiração, o entusiasmo e a paixão do eu lírico pela pessoa amada.

(A) No misterioso livro do teu ser
(B) Não és seque razão do meu viver
(C) Duma boca divina fala em mim
(D) [...] Podem voar mundos, morrer astros, que tu és como Deus [...]


7. Releia a última estrofe do poema e assinale corretamente a respeito do amor sentido pelo eu lírico:

(A) Para o eu lírico o amor é sem fim.
(B) Para o eu lírico o amor é algo passageiro.
(C) Para o eu lírico paixão é diferente de amor.
(D) Para o eu lírico o amor não dura muito.

8. Assinale a alternativa que explique corretamente o significado das duas expressões abaixo:

I. Minh’alma de sonhar-te anda perdida
II. Não vejo nada assim enlouquecida

(A) O eu lírico confessa sua felicidade por estar apaixonado.
(B) O eu lírico confessa que está em dúvida sobre o amor que sente.
(C) O eu lírico não consegue ver mais nada além de seu amor.
(D) O eu lírico sente saudade de seu amor [namorado(a)]..

9. O ponto de exclamação está presente no último verso de cada estrofe. O que ele acentua (indica) nesses versos?

(A) entusiasmo e emoção
(B) angústia e dor
(C) solidão e sofrimento
(D) alegria e dor

10. O poema, escrito no começo do século XX, apresenta uma linguagem comum a essa época. Que verso mais evidencia essa linguagem?

(A) Minh’alma de sonhar-te anda perdida.
(B) Não vejo nada assim enlouquecida.
(C) Tudo no mundo é frágil.
(D) meus olhos andam cegos por ti.

11. Assinale a alternativa em que a palavra em destaque na frase esteja escrita corretamente e em conformidade com o sentido.

(A) O atleta vai ASCENDER a pira olímpica na abertura dos jogos Olímpicos..
(B) Chapeuzinho Vermelho usa uma SEXTA de taquara para levar doces à vovozinha.
(C) O ASSENTO das arquibancadas do estádio foi completamente reformado.
(D) O ACENTO das arquibancadas do estádio foi completamente reformado.

12. “Em UMA loja de artigos esportivos um cliente solicita ao vendedor uma bola de basquete. A bola solicitada estava em outra loja e seria necessário mandar buscá-la, o que foi providenciado de imediato pelo vendedor.”

Assinale a alternativa correta em relação ao fragmento textual acima.
(A) A palavra UMA, destacada no texto, pertence a classe dos artigos indefinidos.
(B) A palavra UMA, destacada no texto, pertence a classe dos artigos definidos.
(C) A palavra UMA, destacada no texto, pertence a classe dos substantivos.
(D) A palavra UMA, destacada no texto, pertence a classe dos adjetivos.


13. É possível afirmar que, o termo UMA, citado na questão anterior tem a função sintática de:

(A) Adjunto adnominal
(B) sujeito simples.
(C) sujeito composto.
(D) pronome possessivo.

14. As palavras paroxítonas que são acentuadas - são somente as terminadas em: ã, ão, i, is, us, l, n, r, x, um, uns, ps. Assinale a alternativa em que todas as palavras paroxítonas devem ser acentuadas.

(A) sotão; forum; climax
(B) escola; album; guerra
(C) breve; maximo; horrivel
(D) bonus; hifen; escola

15. Escrevem-se com j ou g as palavras derivadas de outras escritas com essas letras. Diante disso, assinale a alternativa em que todas as palavras estejam escritas corretamente.

(A) loja / logista / sujo / sugeira
(B) laranja / larangeira / gelo / geleira
(C) laranja / laranjeira / gesso / engessado
(D) homenagem / homenajeado / jeito / geitoso

16. O pronome possessivo é a palavra que indica posse de alguma coisa por parte das pessoas do discurso. Diante disso, assinale a frase em que há um PRONOME POSSESSIVO.

(A) Eu sempre tiro boas notas nas provas de Língua Portuguesa.
(B) Nossa seleção de futebol foi muito prestigiada na Copa do Mundo.
(C) Comprei um patinho! Comprei dois patinhos! Comprei três patinhos [...]
(D) Este dia será inesquecível, porque tirei uma nota dez em Língua Portuguesa.

17. O pronome demonstrativo é a palavra que indica a posição dos seres no espaço relativamente às pessoas do discurso. Diante disso, assinale a frase em que há um PRONOME DEMONSTRATIVO.

(A) Esta é a bandeira do meu time.
(B) Não acredito no que você fala.
(C) Minhas notas estão excelentes.
(D) Como estão suas notas?

18. Adjetivo é a palavra que modifica o substantivo, atribuindo-lhe uma característica, um estado ou uma qualidade. Diante disso, assinale a alternativa em que o termo em destaque seja um adjetivo.

(A) Conte-me SEMPRE a verdade.
(B) Nós estamos bem HOJE.
(C) Ela declarou AMOR eterno.
(D) Um jogo FANTÁSTICO finalizou o campeonato da escola.

19. Sujeito indeterminado é aquele que não está expresso na oração, porque não se quer ou não se pode determinar quem ele é. Diante disso, assinale a alternativa em que há um sujeito indeterminado.

(A) Provocaram um desmatamento no local.
(B) Somos alunos responsáveis.
(C) Nossa escola é a mais bonita da cidade.
(D) O amor é contagioso.

20. Leia abaixo a composição média do lixo em São Paulo:

3% vidros
5,6% tecidos
52,5% resíduos orgânicos
5,6% embalagens de plásticos
4,9% metais
28,4% papel e papelão

Em relação as informações acima, assinale a alternativa correta.

(A) A composição de papel e papelão é superior a dos resíduos orgânicos.
(B) A composição de tecidos é inferior a do papel e papelão.
(C) A composição de vidros mais a dos metais é superior a dos resíduos orgânicos.
(D) A composição de resíduos orgânicos é inferior a dos metais.

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