Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

terça-feira, 10 de julho de 2012

ATIVIDADES PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO - ORAÇÕES SUBORDINADAS: SUBSTANTIVAS, ADVERBIAIS E EXPLICATIVAS COM GABARITO


PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO

VERSÃO DA ATIVIDADE EM PDF: CLIQUE AQUI.




ATIVIDADES – PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO

1. Leia atentamente os períodos a seguir e classifique-os:

(PS) Período simples
(PC) Período composto

a. (            )
Fui aprovado no vestibular, porque estudei muito.
b. (            )
João não entendeu minha proposta, entretanto fez um gesto afirmativo.
c. (            )
Os estudantes, durante todo o final de semana, estudaram para a prova de Química.
d. (            )
Vamos embora que já é tarde.
e. (            )
No meio do caminho tinha uma pedra.
f. (            )
Tomei meio copo de refrigerante na hora do almoço.

2. Leia atentamente os períodos a seguir e classifique-os:

(PCC) Período composto por coordenação
(PCS) Período composto por subordinação

a. (            )
Essa semana comprei uma bolsa nova e fui a um show com minhas amigas.
b. (            )
Eu saí correndo da sala, pois estava bastante atrasado para o evento.
c. (            )
Meu chefe necessita de que se faça uma revisão urgente nesse texto.
d. (            )
Fiz todas as alterações, mas ainda não entregarei o trabalho.
e. (            )
Ou tá pulando na avenida ou tá balançando numa rede.
f. (            )
Trabalhou tanto que adoeceu.
g. (            )
Os alunos esperavam que o professor fizesse uma revisão.
h. (            )
Conforme prometeu, pagará a dívida na próxima semana.
i. (            )
Aqui está o livro que você me emprestou.
j. (            )
O viajante comprou a passagem e partiu no primeiro trem.
k. (           )
Temo que essa prova termine muito tarde.

ATIVIDADES – ORAÇÃO PRINCIPAL E ORAÇÃO SUBORDINADA

3. Analise as orações a seguir e identifique como cada uma delas se estrutura: grife a oração principal e circule a oração subordinada.

a) Todos esperam que vocês sejam felizes.
b) Informamos que amanhã não haverá aula.
c) É preciso que a menina não chegue atrasada.
d) Lembrei-me de que hoje tenho aula de inglês.
e) Embora estivesse atento, não percebeu nada.
f) À medida que se aproximava a hora do exame, a tensão aumentava.
g) Houve protestos depois que o diretor saiu da reunião.

ATIVIDADES – ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA

4. Complete as orações principais a seguir com orações subordinadas substantivas.

a) É fundamental........
b) É urgente ...........
c) Tive a sensação.......
d) É provável ........
e) Eu sei.....
f) O problema é....
g) Lembrei-me......
h) Dei-lhe um conselho.....
i) Achamos.....

5. Considerando a atividade anterior (n. 4), reescreva a única:

a) Oração subordinada completiva nominal:
b) Oração subordinada objetiva indireta:

6. Releia sua resposta da atividade anterior (n. 5) e deduza: qual é a diferença entre oração subordinada completiva nominal e oração subordinada objetiva indireta?

7. Leia atentamente o fragmento da canção Eu sei que vou te amar, composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes:

Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar

a) Quantas orações há no verso “Eu sei que vou te amar”?
b) Identifique a oração principal e a subordinada que compõem esse período.
c) Analise a função desempenhada pela oração subordinada e classifique-a.

8. Analise os períodos a seguir, sublinhe e classifique as orações subordinadas.

a) Ele disse a verdade: que não se deixaria levar pela opinião alheia.
b) É fundamental que saibamos rever nossas ideias.
c) O professor avisou que chegaria tarde.
d) Às vezes, desejo que as férias sejam mais longas.
e) Tenho receio de que essa história seja mentira.
f) O garoto necessitava de que lhe trouxessem mais um livro.
g) O problema é que eu estou com muita fome.
h) Sabia que eu tenho medo do escuro?
i) Minha preocupação era que o ônibus atrasasse.
j) Pensei que você estivesse sozinha.
k) Júlia tem certeza de que o relógio estava atrasado.

9. Transforme as orações a seguir em períodos compostos por subordinação, substituindo as expressões destacadas por orações subordinadas substantivas.

a) É preciso atenção ao atravessar a rua.
b) A novidade é a sua volta.
c) Esperamos o término da sua lição.
d) Desejamos a sua felicidade.
e) Os médicos convenceram os pacientes da necessidade de vacinas.
f) É necessário autocontrole.
g) Seus pais só querem uma coisa: sua volta para casa.

10. Analise o seguinte fragmento: “Eu avisei que tinha saído mais cedo do trabalho”.

a) De que tipo de complemento o verbo “avisei” precisa?
b) Como se classifica a oração “[...] que tinha saído mais cedo do trabalho”?

11. Leia os três versos a seguir:

Eu sei que vou te amar
Eu sei que vou chorar
Eu sei que vou sofrer.

a) O Verbo “sei” é transitivo direto e, portanto, exige complemento. Qual é o objeto direto desse verbo em cada um dos versos?
b) Sendo assim, como poderiam ser classificadas as orações: “que vou te amar”/ “que vou chorar”/ “que vou sofrer”?

ATIVIDADES – ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL

12. A partir das locuções adverbiais apresentadas, escreva orações subordinadas proporcionais.

a) Quanto mais .....
b) À medida que ....

13. Leia atentamente os períodos a seguir, sublinhe e classifique as orações subordinadas adverbiais.

a) Levei os gatinhos ao veterinário para que eles pudessem tomar vacina.
b) Tenho falado mais desse filme do que falo da peça de teatro.
c) Não viajou porque estava doente.
d) Trabalho tanto que adoeceu.
e) Conforme prometeu, levará as crianças ao parque.
f) Não percebeu nada, embora estivesse atento.
g) Trabalha como um escravo.
h) Irei à praia logo cedo, se não chover.
i) Tentei de tudo para que ele aprendesse a tocar um instrumento musical.
j) Quando ela chegou o namorado saiu.
k) Levarei os relatórios a fim de documentar todo o processo.
l) O show foi tão alucinante que fiquei até de madrugada.
m) O cinema estava lotado porque era estreia de uma supercomedia.
n) Comprarei esse tênis, embora não esteja precisando.

14. Considerando o estudo sobre as orações subordinadas adverbiais, assinale (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

I) Em relação ao período “A prova do Enem foi cancelada porque houve vazamento de informações”.

a. (      )
É composto por duas orações que mantém relação de subordinação.
b. (      )
A conjunção “porque” indica a causa do cancelamento da prova.
c. (      )
A oração subordinada pode ser classificada como adverbial final porque demonstra as consequências do vazamento de informações.

II) Na oração “Você não terminará esse trabalho se não estabelecer um horário diário de estudos”.

d. (      )
A expressão destacada expressa relação de condição.
e. (      )
A expressão destacada expressa relação de concessão.
f. (      )
A expressão destacada expressa relação de tempo.

III) Na oração “Quando falava de sua infância, ele sentia uma grande nostalgia do sítio do avô”.

g. (      )
A expressão destacada expressa uma relação de condição.
h. (      )
A expressão destacada expressa uma relação de proporção.
i. (      )
A expressão destacada expressa uma relação de tempo.

15. Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada adverbial concessiva.

(A) Não fume, pois o cigarro causa câncer.
(B) Mesmo que você se interesse por filmes de terror, não vale a pena ver essa estreia.
(C) Caso queira sair, podemos visitar a nova exposição do artista russo.

16. Qual alternativa apresenta uma oração subordinada adverbial conformativa?

(A) Sua alegria era tanta que parecia uma criança no dia do aniversário.
(B) Como o professor disse durante a aula passada, hoje teremos atividades práticas no laboratório.
(C) À medida que o tempo passa, as atrizes ficam mais bonitas.

17. Reescreva os períodos a seguir, substituindo as expressões sublinhadas por outras de igual sentido.

a) Fui à feira sozinha porque precisava comprar os legumes para a sopa.
b) Embora você seja muito calma, acho que está na hora de começar a reclamar.
c) Segundo afirma minha tia, quem casa quer casa.
d) Assim que conversarmos, farei um bolo de chocolate.
e) Eu estudo para passar em um concurso público.

18. Classifique as orações a seguir de acordo com a indicação:

( 1 )
Oração subordinada adverbial causal
( 2 )
Oração subordinada adverbial condicional
( 3 )
Oração subordinada adverbial comparativa
( 4 )
Oração subordinada adverbial concessiva
( 5 )
Oração subordinada adverbial conformativa
( 6 )
Oração subordinada adverbial consecutiva
( 7 )
Oração subordinada adverbial temporal
( 8 )
Oração subordinada adverbial final
( 9 )
Oração subordinada adverbial proporcional

a. (        )
Embora tenha certeza de seus sentimentos, ele não quer se casar.
b. (        )
Ficou em casa porque tinha de estudar.
c. (        )
Faço votos para que possamos passar em todas as provas da vida.
d. (        )
Ele estudou tanto, que tirou uma nota excelente.
e. (        )
Ele é mais alto que o pai.
f. (        )
Como hoje é Natal, oremos!
g. (        )
Ainda que chegues a viver cem anos, nunca deixes de aprender.
h. (        )
Se você estudar, com certeza passará no exame.
i. (        )
Cada um colhe conforme semeia.
j. (        )
Estou tão exausto, que mal posso ter-me em pé.
k. (        )
Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais.
l. (        )
Falta pouco para que a noite caia.
m.(        )
Quando a gente conhece alguém, conhece-lhe o rosto, e não o coração.
n. (        )
O rapaz ficou pálido como se fosse um fantasma.
o. (        )
Isso é tão fácil quanto andar de bicicleta.
p. (        )
Como diz o ditado, seguro morreu de velho.
q. (        )
Não fosse o Google Maps, eu sempre estaria perdido.
r. (        )
Amigo que fosse, não deixou de ter raiva do companheiro.

 19. Nos períodos a seguir, as orações adverbiais estão destacadas. Qual delas expressa valor semântico temporal?

(A) Segundo afirmam os médicos, essa é uma doença complicada.
(B) Ainda que ela reclame, irei à praia nesse fim de semana.
(C) Desde que cheguei aqui, só tenho recebido elogios.

20. Analise as orações a seguir e assinale a alternativa que apresenta a classificação correta em relação às orações subordinadas adverbiais.

I. Caso você se esqueça do prazo, me envie um e-mail.
II. Não deposite esse dinheiro agora, mesmo que o tenha.
III. Para que finalizemos o projeto, você precisará comprar um novo computador.

(A) condicional – concessiva – final.
(B) temporal – causal – concessiva.
(C) causal – concessiva – proporcional.

ATIVIDADES – ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA

21. Assinale a alternativa correta. As orações subordinadas adjetivas se subdividem em:

(A) adjetiva e restritiva.
(B) prepositiva e adjetiva.
(C) conjuntiva e restritiva.

22. Copie, de cada período a seguir, apenas as orações subordinadas adjetivas.

a) Da pessoa que varre o chão até a diretoria, todos precisam contribuir para a realização do piquenique.
b) O livro que estava no baú contém informações preciosíssimas.
c) Nossa amizade, que existe há anos, é algo maravilhoso.
d) Os pássaros que cantam no quintal alegram nossas manhãs.
e) O desenhista que entrevistamos é muito jovem.

23. Reescreva os períodos a seguir transformando a expressão adjetiva destacada em oração subordinada adjetiva desenvolvida. Empregue o pronome relativo que considerar mais adequado ao encadeamento das orações.

a) Após o ataque terrorista, o mundo assistiu a cenas comoventes.
b) Há insetos de picada indolor, mas que são muito venenosos.
c) Os jovens tem uma espontaneidade surpreendente.
d) Histórias de nosso passado nos ajudam a recuperar nossa identidade.

24. Reescreva as orações formando um só período sem mudar o sentido. Utilize o pronome cujo para fazer a ligação entre elas. Observe o exemplo:

Meu pai é um homem muito ponderado. Pode-se confiar nas suas críticas.
Meu pai é um homem muito ponderado, em cujas críticas se pode confiar.

a) Estivemos com Pedro. Dormimos na casa de Pedro.
b) A pesquisa ainda não foi feita. O assunto da pesquisa é muito polêmico.
c) Há remédios perigosos. A venda desses remédios é controlada.
d) Os jovens chegaram atrasados ao congresso. A bagagem dos jovens extraviou.

25. Classifique as orações adjetivas a seguir em Orações subordinadas adjetivas restritivas ou Orações subordinadas adjetivas explicativas.

a) O garoto, que esqueceu as chaves do armário, estava bastante nervoso.
b) A baleia que foi avistada no mar estava prenhe.
c) Luís, que é muito rico, não precisa acordar cedo.
d) Existem conceitos cuja abrangência é relativa.
e) A professora distribuiu às crianças os doces que estavam sobre a mesa.
f) A candidata, de quem temos excelentes referências, chegou para a entrevista.
g) Carla repara nas roupas que as pessoas usam.
h) A namorada, para quem são essas flores, as receberá com entusiasmo.

26. Considerando as suas respostas do exercício anterior (n. 25), elabore uma hipótese que diferencie uma oração subordinada adjetiva restritiva de uma oração subordinada adjetiva explicativa.



VERSÃO DA ATIVIDADE EM PDF: CLIQUE AQUI.



E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!




GABARITO


1.
a) Período composto; b) Período composto; c) Período simples; d) Período composto; e) Período simples; f) Período simples.

2.
a) PCC; b) PCC; c) PCS; d) PCC; e) PCC; f) PCS; g) PCS; h) PCS; i) PCS; j) PCC; k) PCS.

3.

Oração principal
Oração subordinada
a)
Todos esperam
Que vocês sejam felizes
b)
Informamos
Que amanhã não haverá aula
c)
É preciso
Que a menina não chegue atrasada
d)
Lembrei-me
De que hoje tenho aula de inglês
e)
Não percebeu nada
Embora estivesse atento
f)
A tensão aumentava
À medida que se aproximava a hora do exame
g)
Houve protestos
Depois que o diretor saiu da reunião.

4. Sugestão de respostas:
a) É fundamental que todos façam silêncio.
b) É urgente que o diretor tome providências.
c) Tive a sensação de que tivesse esquecido meus documentos.
d) É provável que eu tire boas notas nesse bimestre.
e) Eu sei que o carro precisa de manutenção.
f) O problema é que eu não entendi a matéria.
g) Lembrei-me de que preciso estudar a lição.
h) Dei-lhe um conselho: que não se importasse mais com o caso.
i) Achamos que você deveria estudar.

5. (Considerando as respostas da atividade anterior):
a) Tive a sensação de que tivesse esquecido meus documentos. ([...] de que tivesse esquecido meus documentos – Oração subordinada substantiva completiva nominal).
b) Lembrei-me de que preciso estudar a lição. ([...] de que preciso estudar a lição – Oração subordinada substantiva objetiva indireta).

6. Uma oração subordinada substantiva completiva nominal completa o sentido de um nome (substantivo ou adjetivo) – Na oração em análise – sensação (nome); uma oração subordinada substantiva objetiva indireta completa o sentido de um verbo – Na oração em análise – lembrei (verbo), ambas são precedidas de uma preposição.

7.
a) Duas orações.
b) Eu sei – oração principal; que vou te amar – oração subordinada.
c) A oração subordinada desempenha o papel de objeto direto, portanto trata-se de uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

8.
a) [...] que não se deixaria levar pela opinião alheia. (Oração subordinada substantiva apositiva)
b) [...] que saibamos rever nossas ideias. (Oração subordinada substantiva subjetiva)
c) [...] que chegaria tarde. (Oração subordinada substantiva objetiva direta)
d) [...] que as férias sejam mais longas. (Oração subordinada objetiva direta)
e) [...] de que essa história seja mentira. (Oração subordinada substantiva completiva nominal)
f) [...] de que lhe trouxessem mais um livro. (Oração subordinada substantiva objetiva indireta)
g) [...] que eu estou com muita fome. (Oração subordinada substantiva predicativa)
h) [...] que eu tenho medo do escuro. (Oração subordinada substantiva objetiva direta)
i) [...] que o ônibus atrasasse. (Oração subordinada substantiva predicativa)
j) [...] que você estivesse sozinha. (Oração subordinada substantiva objetiva direta)
k) [...] de que o relógio estava atrasado. (Oração subordinada completiva nominal)

9. (Sugestão de respostas)
a) É preciso que se atravesse a rua com atenção.
b) A novidade é que ele voltou.
c) Esperamos que você termine a lição.
d) Desejamos que seja feliz.
e) Os médicos convenceram os pacientes de que necessitavam tomar vacinas.
f) É necessário que tenhamos autocontrole.
g) Seus pais só querem uma coisa: que você volte para casa.

10.
a) objeto direto
b) Oração subordinada substantiva objetiva direta.

11.
a) [...] que vou te amar / [...] que vou chorar / [...] que vou sofrer
b) Orações subordinadas substantivas objetivas diretas

12. (Sugestão de respostas):
a) Quanto mais eu estudo, mais eu aprendo.
b) À medida que o professor explicava, eu compreendia o conteúdo.

13.
a) [...] para que eles pudessem tomar vacina. (Oração subordinada adverbial final)
b) [...] do que falo da peça de teatro. (Oração subordinada adverbial comparativa)
c) [...] porque estava doente. (Oração subordinada adverbial causal)
d) [...] tanto que adoeceu. (Oração subordinada adverbial consecutiva)
e) Conforme prometeu [...] (Oração subordinada adverbial conformativa)
f) [...] embora estivesse atento. (Oração subordinada adverbial concessiva)
g) [...] como um escravo. (Oração subordinada adverbial comparativa)
h) Se não chover [...] (Oração subordinada adverbial condicional)
i) [...] para que ele aprendesse a tocar um instrumento musical. (Oração subordinada adverbial final)
j) Quando ela chegou [...] (Oração subordinada adverbial temporal)
k) [...] a fim de documentar todo o processo. (Oração subordinada adverbial final)
l) [...] que fiquei até de madrugada. (Oração subordinada adverbial consecutiva)
m) [...] porque era estreia de uma supercomedia. (Oração subordinada adverbial causal)
n) [...] embora não esteja precisando. (Oração subordinada adverbial concessiva)

14.
I. a) V; b) V; c) F;  / II. d) V; e) F;  f) F;  / III. g) F;  h) F;  i) V.

15. B
16. B

17. (Sugestão de respostas):
a) Fui à feira sozinha visto que precisava comprar os legumes para a sopa.
b) Ainda que você seja muito calma, acho que está na hora de começar a reclamar.
c) Conforme afirma minha tia, quem casa quer casa.
d) Quando conversarmos, farei um bolo de chocolate.
e) Eu estudo a fim de passar em um concurso público.

18.
a) 4
g) 6
m) 7
b) 1
h) 2
n) 3
c) 8
i) 5
o) 3
d) 6
j) 6
p) 5
e) 3
k) 9
q) 2
f) 1
l) 8
r) 4

19. C
20. A
21. A

22.
a) [...] que varre o chão
b) [...] que estava no baú
c) [...] que existe há anos
d) [...] que cantam no quintal
e) [...] que entrevistamos

23. (Sugestão de respostas)
a) Após o ataque terrorista, o mundo assistiu a cenas que comoveram.
b) Há insetos cuja picada é indolor, mas que são muitos venenosos.
c) Os jovens tem uma espontaneidade que surpreende.
d) Histórias que pertencem ao nosso passado nos ajudam a recuperar nossa identidade.

24.
a) Estivemos com Pedro, em cuja casa dormimos.
b) A pesquisa, cujo assunto é muito polêmico ainda não foi feita.
c) Há remédios perigosos, cuja venda é controlada.
d) Os jovens cuja bagagem extraviou chegaram atrasados ao congresso.

25.
a) Oração subordinada adjetiva explicativa
b) Oração subordinada adjetiva restritiva
c) Oração subordinada adjetiva explicativa
d) Oração subordinada adjetiva restritiva
e) Oração subordinada adjetiva restritiva
f) Oração subordinada adjetiva explicativa
g) Oração subordinada adjetiva restritiva
h) Oração subordinada adjetiva explicativa

26. As Orações subordinadas adjetivas restritivas delimitam, restringem ou particularizam o sentido de um nome (substantivo ou pronome) a que se refere. As Orações subordinadas adjetivas explicativas não restringem o termo a que se refere, não são essenciais, não acrescentam características acessórias. Na escrita, aparecem entre vírgulas.

Nenhum comentário: