Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL – GÊNERO HQ E FRAGMENTO DE ROMANCE - 6º ANO COM GABARITO

LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL – GÊNERO HQ E FRAGMENTO DE ROMANCE*

*O termo “romance”, descrito aqui, refere-se à composição literária moderna (narrativa), escrita em prosa. 

VERSÃO DA ATIVIDADE EM PDF: CLIQUE AQUI.



ATIVIDADES


1. Leia a história em quadrinhos (HQs) a seguir, para responder às questões.



a) Nas histórias em quadrinhos, o que os personagens falam é apresentado em balões de fala. Releia o balão do último quadrinho: “Lembra-se quando pensamos que delegando funções a eles nós os faríamos se comportarem como adultos? Funcionou.” Explique o significado da palavra delegar.

b) Pela história ficamos sabendo de uma função que os pais delegaram aos filhos. Qual foi?

c) Como essa função foi distribuída entre os dois filhos?

d) Que argumento o irmão usa para justificar que a irmã deve levar o lixo para fora, naquele dia?

e) Que argumento a menina usa para rebater o argumento do irmão?

f) O irmão concordou ou não com o argumento da irmã? Que novo argumento ele usa para defender seu ponto de vista?

g) Os filhos discutem, brigam, acusando um ao outro. Para o pai, esse é um comportamento próprio de crianças e pré-adolescentes, ou é um comportamento de adultos? Justifique sua resposta.

h) Com que objetivo os pais delegaram função aos filhos?

i) No primeiro quadrinho, o que é que os dois irmãos estão lendo? Como eles estão se sentindo?

j) No segundo e no terceiro quadrinhos, as expressões dos rostos, os gestos, as atitudes dos dois irmãos mostram o que eles estão sentindo: o que é?

k) Enquanto o pai está falando com a mãe no último quadrinho, o que está acontecendo entre os dois irmãos? Como ficamos sabendo?


2. Leia a seguir o fragmento de um livro muito interessante que fala das decepções, tristezas e perplexidades de Fernando, garoto rejeitado por aqueles que desejaria ter como amigos.

POR QUE TUDO ISSO?

Oito em ponto. A aula começa com Geografia.
Fernando está meio nervoso.
Toda vez que dona Lucinda dá trabalho em grupo é aquela loucura.
Ele tem a redação, mas não o cartaz. O seu grupo combinou um encontro no pátio da escola. Ele foi, mas o grupo não estava. No dia seguinte, Fernando perguntou o que tinha acontecido e os colegas responderam que ele se enganou no horário. Marcaram a segunda vez na casa do Fernando e a Vó Bisa até ajudou a preparar sanduíches e refrescos para o lanche. Mas ninguém apareceu. De novo combinaram um encontro na casa de Lia, terça-feira, às quatro horas. Quando Fernando chegou o trabalho estava pronto. Disseram que ele deveria ter chegado às duas.
Ele tentou argumentar e discutir, mas não deu pé. Chamaram-no de bebezão, porque era o mais novo da classe, e ainda provocaram:
- Vai chorar? Vai?
Não, ele não chorou. Voltou para casa triste e murchinho sem entender muito o porquê de tudo aquilo.
Não contou nem pra Vô Bisa o que estava acontecendo na escola e foi fazer a redação.
Gora era ver no que dava.
Todos os grupos foram sendo chamados para apresentar seu cartaz e dona Lucinda ia chegando, corrigindo ou censurando. E dando a nota.
Agora é a vez do seu grupo e Fernando torce as mãos.
- Dona Lucinda, disse Lia, este é o nosso trabalho. Todos participaram, menos Fernando, que chegou tarde em todas as reuniões.
Foi um soco na boca do estômago. Ele não podia entender. Por que faziam aquilo? Toda vez era a mesma coisa, Nenhum grupo o aceitava e sempre davam um jeito de coloca-lo pra escanteio. Quando conseguia participar de alguma reunião suas ideias não eram aceitas e seus recortes e desenhos jamais cabiam nos cartazes. Sempre sobravam.
- Você devia estar mais atento e ser responsável. Agora fica sem nota e vai trazer amanhã sem falta um cartaz sobre o assunto. E vai fazer sozinho!
Que raiva! Que raiva! Que raiva!
Na saída, Lia e os outros fingiram que Nando não existia e só comentavam a nota do cartaz que fez sucesso.
Nando não voltou de ônibus pra casa. Veio caminhando devagar, distraído, chutando pedrinhas, pensando em tudo, pensando em nada, decidindo como fazer seu cartaz e, ao mesmo tempo, jurando que não ia fazer, só de raiva.
[...]
Vó Bisa estava cochilando na cadeira de balanço e não viu Nando chegar.
Ele tirou seu prato do forno e comeu uma garfada sem vontade. A mãe fazia o jantar e, no dia seguinte, Nando esquentava as sobras para si. Vó Bisa não almoçava, só comia uma maça. A mãe dizia que ela comia como passarinho. Pouco e devagar. Enquanto comia sem sentir o gosto de nada, Nando chorou. Queria ter amigos e não conseguia. Acho que era por causa dos óculos fundo de garrafa, ou porque era bebezão mesmo. Não sabia. Tentava agradar e ser leal com todos, mas tudo o que fazia dava errado. A Marina gorducha tinha sucesso, a Lia nariguda tinha namorado, o Cabeça, um gozador, e ninguém se ofendia, o Tavão era estourado e tinha mil amigos, Rodriguinho colava o tempo todo e ninguém se incomodava. O pescoço, a Luciana...
Que defeito tão grave era aquele que o afastava de todos? Só podia ser os óculos mesmo.

(Leila Rentroia Iannone. Com a ponta dos dedos e os olhos do coração. São Paulo, Editora do Brasil, 1986. p. 11-12).

a) Qual é o problema que Fernando enfrenta? Como ele reagia às atitudes dos colegas?

b) Por que ele não conseguia entender a atitude dos colegas?

c) O garoto procura um motivo que explique a rejeição por parte dos colegas de classe. A que ele a atribui?

d) Você acha que esse seria um motivo para discriminar alguém? Há algum motivo que justifique uma atitude como a dos colegas de Fernando? Explique.

e) Você já passou por um problema semelhante? Ou conhece alguém que já sofreu por ser rejeitado? Escreva sua resposta nas linhas a seguir, contando o motivo da rejeição e se o problema foi superado.

f) É possível saber alguma coisa do físico da personagem principal do texto?

g) Você já leu ou ouviu alguém falando sobre bullying? O que você sabe sobre o assunto? Você acha que o personagem do texto, Fernando, sofria bullying na escola? Comente.

SUGESTÃO DE LEITURA

Recomendo, para complementar a discussão sobre o assunto, a leitura do livro infanto-juvenil “O saci de duas pernas”, de autoria de Djair Galvão.


REFERÊNCIAS

SOARES, Magda. Português: uma proposta para o letramento. São Paulo: Moderna, 2002.
DELMANTO, Dileta; CASTRO; Maria da Conceição. Português: ideias e linguagens. São Paulo: Saraiva, 2006.

VERSÃO DA ATIVIDADE EM PDF: CLIQUE AQUI.


E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!




GABARITO

Respostas – Atividade 1:

a) Delegar significa atribuir tarefas, deveres, encarregar de realizar certas ações.
b) Levar o lixo para fora.
c) Cada dia um deles devia levar o lixo para fora.
d) Era a vez dela, não dele; na véspera ele tinha levado o lixo para fora.
e) Em dia anterior, ela tinha substituído na tarefa, portanto ele lhe devia uma substituição.
f) Concorda, não nega que tenha deixado de cumprir a tarefa. Argumenta acusando a irmã: ela deixara de cumprir a tarefa muito mais vezes.
g) É um comportamento de adultos: no último quadrinho, declara que os filhos, brigando e discutindo, acusando um ao outro, estariam se comportando como adultos.
h) Para que eles se comportassem como adultos.
i) Estão lendo histórias em quadrinhos. Estão tranquilos (calmos, sossegados).
j) Raiva, irritação.
k) Estão brigando, discutindo, gritando. Os traços e as estrelas no lado esquerdo do quadrinho representam briga, gritos e discussão.

Respostas – Atividade 2:

a) Fernando não é bem aceito pelos colegas, e ficava muito triste com a situação.
b) Porque tudo que tentava fazer dava errado.
c) Ao fato de usar óculos.
d) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno responda que o fato de o colega usar óculos não é motivo para discriminá-lo. O professor ou a professora poderá, nesta questão, aproveitar para debater na sala de aula sobre comportamentos e atitudes parecidas como a citada no texto e que também ocorram na escola.
e) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno faça uma reflexão a partir da leitura do texto e expresse seu comentário. É um momento para o professor ou professora estar atento(a) para as possíveis respostas dos alunos: relato de fatos que estejam acontecendo na escola e que precisam de intervenções urgentes.
f) Apenas ficamos sabendo que Fernando era o mais novo da classe e que usava óculos.
g) Resposta pessoal. O professor ou professora poderá ampliar a discussão sobre o assunto (discriminação, bullying), inclusive sugerindo outras atividades sobre o tema, como por exemplo: produção de frases, desenhos, ou cartazes a fim de combater brincadeiras maldosas ou bullying na escola.

6 comentários:

Sandra Schmittel disse...

Poderia m passar o texto com gabarito p e mail?

Unknown disse...

MUITO LEGAL

Unknown disse...

Quero a resposa

Unknown disse...

Não vi que tinha

Unknown disse...

queria tbm a resposta

Unknown disse...

Adorei a professora mandou a tarefa igual a essa então eu pesquisei por que eu quero só respostas!!!!!