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quarta-feira, 1 de maio de 2013

FONOLOGIA: FONEMA, DÍGRAFOS, ENCONTROS VOCÁLICOS E CONSONANTAIS, DIVISÃO SILÁBICA COM GABARITO


VERSÃO DA ATIVIDADE EM PDF: CLIQUE AQUI.

CONCEITOS GERAIS

Letra: é o sinal gráfico (grafema) convencionalmente usado na escrita.

Fonema: é uma unidade sonora indivisível capaz de distinguir uma palavra de outra: bala, bela, bola, bota, boca, boba.

Classificam-se os fonemas em:

Vogais: quando produzidos livremente, sem que a corrente expiratória encontre, na cavidade bucal, qualquer obstáculo à sua passagem. Exemplo: o e da palavra mesa.

Consoantes: quando a corrente expiratória encontra, na cavidade bucal, obstáculo, à sua passagem. Exemplo: o l da palavra lua.

Semivogais: são os fonemas i e u, quando formam sílaba com outra vogal. As semivogais são representadas fonologicamente pelo /y/ e pelo /w/. Por exemplo: pai: /pay/; mãe: /mãy/; são: /sãw/.

Não há necessariamente correspondência entre o som produzido e a grafia da palavra. Por exemplo.

  • em hoje o h não é pronunciado: temos 4 letras e 3 fonemas.
  • em casa o s é pronunciado como z: temos: 4 letras e 4 fonemas.
  • em táxi o x é pronunciado como ks: temos 4 letras e 5 fonemas.
Observe ainda que uma mesma letra pode representar diferentes fonemas e um mesmo fonema pode ser representado por várias letras:

  • o fonema /z/ pode ser representado pelas letras s, z, x: físico, fazenda, exato.
  • a letra x pode representar os sons ch, z e ks: peixe, exagero, prefixo.
Dígrafo: é o grupo de duas letras que representam um só fonema. Exemplos: ch representam um só som na palavra chave; gu representam um só som e rr também, na palavra guerra.

Observação: O h em início de palavra não constitui dígrafo com a letra que o segue.

Os dígrafos classificam-se em consonantais e vocálicos.

Fonética do Português: Vogais e Consoantes | Português Dominado

Introdução à Fonologia do Português - ppt carregar
Sílaba: é o grupo de um ou mais fonemas produzidos num só impulso expiratório. Na língua portuguesa, a sílaba é caracterizada pela presença de uma vogal.

Quanto ao número de sílabas, os vocábulos podem ser:
  • monossílabos: uma única sílaba (é; há; lar; teu; quais).
  • dissílabos: duas sílabas (ca-fé; ju-iz; le-vou).
  • trissílabos: três sílabas (lâm-pa-da; as-tu-to; sa-í-da).
  • polissílabos: mais de três sílabas (re-co-me-çar; res-plan-de-cen-te).
Encontro vocálico: é o encontro de dois ou mais sons vocálicos (vogais) em uma mesma palavra.

Os encontros vocálicos classificam-se em: ditongo, tritongo e hiato.

Ditongo: é o encontro de uma vogal e uma semivogal, ou vice-versa, na mesma sílaba. 

De acordo com a posição da vogal, um ditongo pode ser:

  • crescente: semivogal seguida de vogal: qua-se; am-bí-guo
  • decrescente: vogal antes de semivogal: pai; mãe, véu.
De acordo com a passagem ou não da corrente expiratória pelo nariz, um ditongo pode ser:

  • oral: quando a corrente expiratória sai somente pela boca: cai; pau; lei.
  • nasal: quando a corrente expiratória sai pela boca e pelo nariz: mãe; vão; tem.
Tritongo: é o encontro inseparável de semivogal, vogal e semivogal na mesma sílaba.

O tritongo pode ser oral ou nasal.

  • oral: U-ru-guai; en-xa-guou
  • nasal: sa-guão; en-xa-guem
Hiato: é o encontro de duas vogais, cada uma delas pertencente a uma sílaba: 
Exemplos: ju-iz; ba-ú; ca-a-tin-ga.

Encontro consonantal: é o encontro de duas ou mais consoantes sem vogal intermediária em uma mesma sílaba ou em sílabas separadas.

O encontro consonantal pode ser:

  • Inseparável: consoante seguida de l ou r: Exemplos: bl: bloco; cl: claro; gr: greve; pr: prato.
  • Separável: consoante seguida de consoante que não seja l ou r: Exemplos; as-pec-to; rit-mo; ad-ven-to.
Separação silábica: marcada na língua escrita pelo hífen [ - ], é útil na partição de palavras em fim de linha e constitui um pré-requisito para o estudo da acentuação gráfica.

Regras para aprender Divisão Silábica das palavras, especial para ...

ATIVIDADES:

1. Determine o número de letras e fonemas dos vocábulos a seguir:

a) caminho:
b) quente:
c) quatro:
d) horror:
e) asfixia:
f) um:
g) baralho:
h) faixa:
i) excelente:
j) sexo:
k) hotel:

2) Copie os dígrafos das seguintes palavras e classifique-os: faça como no modelo:

Modelo: pombo: om - dígrafo vocálico

a) renascer:
b) excesso:
c) pássaro:
d) cheque:
e) desça:
f) disciplina:
g) rainha:
h) ontem:
i) lindo:
j) quero:
k) guilhotina:
l) rampa:

3. Classifique os vocábulos a seguir, de acordo com o número de sílabas. Siga o modelo:

Modelo: até: a - té (dissílabo)

a) mais:
b) juiz:
c) ruim:
d) saída:
e) réu:
f) ecologia:
g) saí:
h) três:
i) pneu:
j) caricatura:
k) guerreiro:

4. Informe se os encontros vocálicos são: ditongo crescente ou ditongo decrescente. Faça como no exemplo a seguir:

Exemplo: quatro: u (semivogal), a (vogal) = ditongo crescente

a) papai:
b) água:
c) aipo:
d) cárie:
e) leite:
f) série:
g) peixe:
h) vários:
i) boi:
j) tênue:
k) pães:

5. Em análise às respostas da atividade n. 4, o que pode ser observado em relação ao fonema [ a ]?

6. Em que situação um encontro vocálico pode ser classificado como ditongo crescente?

7. Em que situação um encontro vocálico pode ser classificado como ditongo decrescente?

8. Em que situação um encontro vocálico pode ser classificado como tritongo?

9. Informe se os ditongos são orais ou nasais.

a) mau:
b) coração:
c) céu:
d) cãibra:
e) herói:
f) porém:
g) pai:
h) pólen:
i) touro:
j) hífen:
k) gênio:
l) vejam:

10. Informe se os encontros vocálicos são ditongos, tritongos ou hiatos.

a) área:
b) averiguei:
c) veem:
d) pai:
e) ps:
f) :
g) ai:
h) aonde:
i) raiz:
j) teatro:

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GABARITO:

1. Determine o número de letras e fonemas dos vocábulos a seguir:

a) caminho: 7 letras, 6 fonemas
b) quente: 6 letras, 4 fonemas
c) quatro: 6 letras, 6 fonemas
d) horror: 6 letras, 4 fonemas
e) asfixia: 7 letras, 8 fonemas
f) um: 2 letras, 1 fonema
g) baralho: 7 letras, 6 fonemas
h) faixa: 5 letras, 5 fonemas
i) excelente: 9 letras, 7 fonemas
j) sexo: 4 letras, 5 fonemas
k) hotel: 5 letras, 4 fonemas

2) Copie os dígrafos das seguintes palavras e classifique-os: faça como no modelo:

Modelo: pombo: om - dígrafo vocálico

a) renascer: sc - dígrafo consonantal
b) excesso: xc, ss - dígrafos consonantais
c) pássaro: ss - dígrafo consonantal
d) cheque: ch, qu - dígrafos consonantais
e) desça: sç - dígrafo consonantal
f) disciplina: sc - dígrafo consonantal
g) rainha: nh - dígrafo consonantal
h) ontem: on, em - dígrafos vocálicos
i) lindo: in - dígrafo vocálico
j) quero: qu - dígrafo consonantal
k) guilhotina: gu, lh - dígrafos consonantais
l) rampa: am - dígrafo vocálico

3. Classifique os vocábulos a seguir, de acordo com o número de sílabas. Siga o modelo:

Modelo: até: a - té (dissílabo)

a) mais: mais (monossílabo)
b) juiz: ju-iz (dissílabo)
c) ruim: ru-im (dissílabo)
d) saída: sa-í-da (trissílabo)
e) réu: réu (monossílabo)
f) ecologia: e-co-lo-gi-a (polissílabo)
g) saí: sa-í (dissílabo)
h) três: três (monossílabo)
i) pneu: pneu (monossílabo)
j) caricatura: ca-ri-ca-tu-ra (polissílabo)
k) guerreiro: guer - rei-ro (trissílabo)

4. Informe se os encontros vocálicos são: ditongo crescente ou ditongo decrescente. Faça como no exemplo a seguir:

Exemplo: quatro: u (semivogal), a (vogal) = ditongo crescente

a) papai: a (vogal), i (semivogal) = ditongo decrescente
b) água: u (semivogal), a (vogal) = ditongo crescente
c) aipo: a (vogal), i (semivogal) = ditongo decrescente
d) cárie: i (semivogal), e (vogal) = ditongo crescente
e) leite: e (vogal), i (semivogal) = ditongo decrescente
f) sériei (semivogal), e (vogal) = ditongo crescente
g) peixe: e (vogal), i (semivogal) = ditongo decrescente
h) vários: i (semivogal), o (vogal) = ditongo crescente
i) boi: o (vogal), i (semivogal) = ditongo decrescente
j) tênue: u (semivogal), e (vogal) = ditongo crescente
k) pães: ã (vogal), e (semivogal) = ditongo decrescente

5. Em análise às respostas da atividade n. 4, o que pode ser observado em relação ao fonema [ a ]?
R: O fonema [ a ] sempre será uma vogal.

6. Em que situação um encontro vocálico pode ser classificado como ditongo crescente?
R: Quando for constituído de uma vogal + uma semivogal.

7. Em que situação um encontro vocálico pode ser classificado como ditongo decrescente?
R: Quando for constituído de uma semivogal + uma vogal.

8. Em que situação um encontro vocálico pode ser classificado como tritongo?
R: Quando for constituído de uma semivogal + uma vogal + uma semivogal.

9. Informe se os ditongos são orais ou nasais.

a) mau: ditongo oral
b) coração: ditongo nasal
c) céu: ditongo oral
d) cãibra: ditongo nasal
e) herói: ditongo oral
f) porém: ditongo nasal
g) pai: ditongo oral
h) pólen: ditongo nasal
i) touro: ditongo oral
j) hífen: ditongo nasal
k) gênio: ditongo oral
l) vejam: ditongo nasal

10. Informe se os encontros vocálicos são ditongos, tritongos ou hiatos.

a) área: ditongo
b) averiguei: tritongo
c) veem: hiato
d) pai: ditongo
e) ps: hiato
f) : hiato     
g) ai: ditongo
h) aonde: hiato
i) raiz: hiato
j) teatro: hiato