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sexta-feira, 13 de setembro de 2013

ATIVIDADES ESCOLA LITERÁRIA ROMANTISMO COM GABARITO

ROMANTISMO


Fonte: https://pt.slideshare.net/LucasQueiroz7/romantismo-14970483
 

1. Para responder à questão, compare as estrofes quanto à forma e o conteúdo.

 

I

Ardor em firme coração nascido;

Pranto por belos olhos derramado.

Incêndio em mares de águas disfarçado;

Rio de neve em fogo convertido.

 

II

Amor é vida; é ter constantemente

Alma, sentidos, coração - abertos,

Ao grande, ao belo; é ser capaz d’extremos,

D’almas virtudes, té capaz de crimes.

 

Da comparação das estrofes, conclui-se que:

 

(A) I e II pertencem ao mesmo período literário.

(B) I é romântica, e II, barroca.

(C) I é barroca, e II, romântica.

(D) I é simbolista, e II, romântica.

(E) I é barroca, e II, simbolista.

 

2. Leia o trecho a seguir.

 

Vate não sou, mortais; bem o conheço;

Meus versos, pela dor só inspirados,

Nem são versos - menti - são ais sentidos,

Às vezes, sem querer, d’alama exalados.

 

Os versos acima podem ser considerados tipicamente românticos porque

 

(A) o poeta recusa sistematicamente as rimas e a métrica regular, defendendo implicitamente a liberdade formal apregoada pelo movimento romântico.

(B) no primeiro verso, o poeta se nega a reconhecer-se como artista (vate, cantor), em uma manifestação de revolta própria do romantismo.

(C) ao afirmar que seus versos são inspirados apenas pela dor, o poeta relega a um segundo plano o sentimento amoroso, desprezado pelos românticos.

(D) neles, o poeta considera a poesia como voz da alma, o que corresponde intimamente ao ideário romântico.

(E) a mentira orgulhosamente proclamada pelo poeta indica a tendência à farsa e à fantasia que era frequente na escola romântica.

 

3. Leia o trecho a seguir.

 

O pacto feito por ele com os árabes não tardou a ser por mil modos violado, e o ilustre guerreiro teve de se arrepender, mas já debalde, por haver deposto a espada aos pés dos infiéis, em vez de pelejar até à morte pela liberdade. Fora isto o que Pelágio preferira, e a vitória coroou o seu confiar no esforço dos verdadeiros godos e na piedade de Deus.

 

Qual das características abaixo está presente no texto?

 

(A) Retomada dos valores medievais.

(B) Denúncia dos males sociais.

(C) Despreocupação formal.

(D) Análise psicopatológica.

(E) Aproveitamento da mitologia clássica.

 

4. Leia o trecho a seguir.

 

Gonçalves Dias, no “Prólogo” aos Primeiros cantos, dentre outras coisas afirma: “[...] adotei todos os ritmos da metrificação portuguesa e usei deles como me pareceram quadrar melhor com que eu pretendia exprimir [...]”.

 

Esta afirmação demonstra

 

(A) a formação clássica do autor.

(B) que as leis poéticas referentes à forma, em poesia, devem governar a inspiração.

(C) a importância que o autor dava à forma, em poesia, ao ponto de submeter a ela todos os outros elementos da estrutura de um poema.

(D) que o autor ainda não se havia libertado dos princípios rígidos que governam inspiração, característicos de sua iniciação literária.

(E) que a forma poética deve surgir em decorrência do conteúdo, e não condicioná-lo.

 

5. O indianismo de nossos poetas românticos é:

 

(A) forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva. O índio como elemento da futura raça brasileira.

(B) meio de reconstruir o grave perigo que os índios representavam durante a instalação da capitania de São Vicente.

(C) modelo francês seguido no Brasil por uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu.

(D) meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instala.

(E) forma de apresentar o índio como motivo estético. idealização com simpatia, piedade e exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.

 

6. na poesia lírico-amorosa de Castro Alves, observa-se:

 

(A) uma posição platônica em relação ao amor, sobre o qual se verifica em linguagem racional e contida.

(B) uma renovação em relação à de seus antecessores, pela expressão ousada dos impulsos eróticos.

(C) a mesma timidez revelada nos devaneios líricos dos poetas da geração byroniana.

(D) a idealização da mulher, cantada constantemente como objeto inacessível ao poeta.

(E) a preocupação de ocultar, por meio do excesso de figuras de linguagem, os mais recônditos desejos do poeta.

 

7. A respeito de José de Alencar, NÃO É CORRETO afirmar que:

 

(A) a presença da natureza atende a dois objetivos: a valorização da cor local, características nacionalista, e a busca de um passado heróico e grandioso.

(B) referindo-se ao colonizador, Alencar o redime, apresentando-o como um fidalgo, nos moldes da tradição medieval.

(C) a concepção do amor romântico se organiza em torno da adoração e de obstáculos a serem vencidos.

(D) a descrição se caracteriza como uma forma de levantamento da paisagem social e natural.

(E) uma de suas grandes preocupações é a criação de uma linguagem nacional.

 

8. Leia o trecho a seguir:

 

“- O gavião paira nos ares. Quando a nambu levanta, ele cai das nuvens e rasga as entranhas da vítima. O guerreiro tabajara, filho da serra, como o gavião.

 

O modo como é tratada a figura humana, no texto acima, permite afirmar que, em José de Alencar

 

(A) o herói surge amalgamado à natureza.

(B) o fato é heroico quando o homem se sobrepõe à natureza.

(C) a natureza é mero cenário onde ocorrem os fatos heroicos.

(D) a natureza massacra o herói, que não consegue sobrepujá-la.

(E) a agressividade da natureza limita a ação do herói.

 

9. O teatro romântico foi desenvolvido, no Brasil, por Martins Pena. A respeito deste teatro é correto afirmar que

 

(A) não caracterizou devidamente os tipos roceiros e provincianos e desprezou os costumes populares.

(B) volta-se para cenas populares e reproduz com brilhantismo o cotidiano do povo brasileiro.

(C) usou uma linguagem sempre muito culta e abandonou, em seus diálogos, a linguagem coloquial brasileira.

(D) foi denominado “comédia de costumes”, mas retrata apenas a alta sociedade carioca.

(E) apesar do grande número de comédias, são os dramas e tragédias que se destacam como obras-primas.

 

10. Assinale a única afirmativa que NÃO se trata de uma característica do Romantismo.

 

(A) individualismo, sentimentalismo, idealização.

(B) pessimismo, escapismo, nacionalismo.

(C) objetivismo, universalismo, urbanismo.

(D) egocentrismo, escapismo, idealização.

(E) indianismo, nacionalismo, espiritualismo.


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GABARITO


1. C

2. D

3. A

4. E

5. E

6. B

7. D

8. A

9. B

10. C



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