Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

ATIVIDADES SOBRE VERBOS MODO INDICATIVO COM GABARITO

VERBOS



1. Verbos são palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e fenômeno da natureza, sempre em relação a determinado tempo.

Leia as frases abaixo, grife os verbos e identifique se eles exprimem ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza.


a) A vida é bela.


b) Choveu durante toda a madrugada.


c) A água virou vinho.


d) Viajarei no final de semana.


2. Leia o texto a seguir.


Qual é o segredo dos encantadores de serpentes?


Todas as cobras, inclusive a naja, usadas nas apresentações de encantadores, são praticamente surdas. Quando o encantador abre o cesto onde a serpente está, ela se levanta naturalmente, porque costuma ficar com parte do corpo na posição ereta. O que desperta a curiosidade do animal, então, é o movimento que o encantador faz com a flauta. Se ele mexer a mão do mesmo jeito que mexe a flauta, a cobra responderá da mesma maneira. Alguns encantadores passam xixi de rato na ponta da flauta, o que atiça o faro da naja e ajuda a manter sua posição.


(Marcelo Duarte, A arca dos bichos. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1999)


a) Dos verbos destacados nesse texto, quais indicam:


- ação:


- estado:


b) Identifique no texto uma locução verbal.


3. Todos os verbos existentes na língua portuguesa pertencem a apenas três grandes grupos, ou conjugações. 1ª conjugação: os verbos terminados em -ar; 2ª conjugação: os verbos terminados em -er; 3ª conjugação: os verbos terminados em -ir. Todos os verbos terminados em -or, como repor, supor, antepor, depor etc., são derivados de pôr. No passado, o verbo pôr era poer, que historicamente perdeu a vogal e. Assim, pôr e seus derivados pertencem à 2ª conjugação.

Os verbos que terminam em -ar, -er, -ir e -or estão numa forma que chamamos de infinitivo. Essa é a forma como o verbo se apresenta quando ainda não foi flexionada nas diferentes pessoas, tempos e modos verbais.


Identifique, nas frases abaixo, a que conjugação pertencem os verbos destacados. Faça como no modelo.


MODELO:

A menina brincou de boneca durante à tarde.

R: brincou, do infinitivo brincar, terminado em -ar, 1ª conjugação


a) Os alunos estudaram para a prova.


b) A professora corrigiu as atividades.


c) O atleta correu além de seus limites.


d) O funcionário repôs as mercadorias na prateleira.


e) o aniversariante partiu o bolo.


f) O lojista deu um desconto pela mercadoria.


4. Suponha que você precise procurar no dicionário o significado do verbo a que pertence cada uma das formas verbais abaixo. no dicionário, os verbos aparecem apenas no infinitivo. Que palavras você buscaria no dicionário?


a) eu trouxe:

b) ela coube:

c) quando ele vier:

d) eles viram:

e) eu pus:

f) eu visto:

g) ele diria:


5. Passe as frases abaixo para o tempo pretérito perfeito do indicativo.


a) Eu faço as atividades.


b) Eu jogo futebol.


c) Eu vou à escola.


d) Eu viajo nas férias.


e) Eu solto pipa.


6. Identifique o tempo dos verbos destacados nas frases a seguir.


a) José falava muito alto.


b) Ana Paula escreverá uma redação sobre o meio ambiente.


c) Os alunos brincaram na hora do recreio.


d) A professora explicará o conteúdo.


e) Eu faria a redação se tivesse um lápis.


f) A artista cantara uma bela canção.


g) As meninas dançam perfeitamente.


LEIA O POEMA A SEGUIR.


INFÂNCIA 2


Joguei pião na terra,

Fiz piquenique na serra,

Quebrei bolinha de gude,

Corri o mais que pude,

Tirei zero na prova,

Menti que tirei dez,

Ganhei uma bola nova,

Machuquei os dois pés,

Assustei um gato,

Um cachorro me assustou,

Capturei um rato,

Minha mãe não gostou,

Colecionei gibi,

Disco voador eu não vi,

Troquei figurinha,

Comi paçoquinha,

Me escondi no quintal,

Usei chapéu de jornal,

Tive amigo japonês,

Amigo pretinho,

Amigo alemão,

Amigo baixinho,

Levei choque em tomada,

Fiquei com o nariz entupido,

Arranjei uma namorada,

Namorei escondido,

Assisti filme de terror,

No calor, senti frio,

No frio, senti calor,

Peguei balão no telhado,

Brinquei de caubói,

Brinquei de índio,

Brinquei de soldado,

Fui um desenho animado.


(Girassóis e outras poesias, Cia das Letrinhas, 1995).


7. O eu lírico do poema cita um conjunto de ações que ele realiza quando era criança. identifique no poema ações que:

a) envolviam brincadeiras ou brinquedos:


b) demonstram peraltices do eu lírico:


c) revelam perigos que o eu lírico correu:


d) revelam problemas de saúde do eu lírico:


8. Para exprimir as ações que realizou na infância, o eu lírico utiliza muitos verbos.


a) Identifique os verbos dos dez primeiros versos. Escreva na forma infinitiva.


b) Em que tempo e modo verbal eles estão?


c) Por que, na sua opinião, eles foram empregados nesse tempo e nesse modo verbal?


d) Levante hipótese. Que idade o eu lírico tem no presente?


e) Na sua opinião, o eu lírico teve uma infância tranquila ou agitada? Justifique.



9. Os verbos têm um papel destacado nesse poema. Considerando-se o perfil do eu lírico e o conjunto de ações que ele realizava na infância, por que, na sua opinião, o verbo é uma classe gramatical fundamental na construção desse texto?


10. Passe os versos abaixo para o tempo presente do indicativo.


a) Joguei pião na terra.


b) Quebrei bolinha de gude.


c) Corri o mais que pude.


d) Namorei escondido.


e) Peguei balão no telhado.


11. Passe os versos abaixo para o tempo futuro do presente do indicativo.


a) Ganhei uma bola nova.


b) Usei chapéu de jornal.


c) Arranjei uma namorada.


d) Assisti filme de terror.


e) Brinquei de soldado.


FONTE: (COM ADAPTAÇÕES) CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português Linguagens. 5. ed. São Paulo: Atual Editora, 2009.



 



GABARITO


1. a) é: estado; b) choveu: fenômeno da natureza; c) virou: mudança de estado; d) viajarei: ação.


2. a) ação: abre, levanta, desperta, atiça; estado: são, é.

b) costuma ficar.


3. a) estudaram, do infinitivo estudar, terminado em -ar, 1ª conjugação.

b) corrigiu, do infinitivo corrigir, terminado em -ir, 3ª conjugação.

c) correu, do infinitivo correr, terminado em -er, 2ª conjugação.

d) repôs, do infinitivo repor, terminado em -or, 2ª conjugação.

e) partiu, do infinitivo partir, terminado em -ir, 3ª conjugação.

f) deu, do infinitivo dar, terminado em -ar, 1ª conjugação.


4. a) trazer; b) caber; c) vir; d) ver; e) pôr; f) vestir; g) dizer.


5. a) Eu fiz as atividades.

b) Eu joguei futebol.

c) Eu fui à escola.

d) Eu viajei nas férias.

e) Eu soltei pipa.


6. a) pretérito imperfeito do indicativo

b) futuro do presente do indicativo

c) pretérito perfeito do indicativo

d) futuro do presente do indicativo

e) futuro do pretérito do indicativo

f) pretérito mais-que-perfeito do indicativo

g) presente do indicativo


7. a) jogar pião, quebrar bolinha de gude, correr, trocar figurinhas, usar chapéu de jornal, brincar de caubói, entre outras.

b) Tirar zero, mentir que tirou dez, assustar um gato, namorar escondido, entre outras.

c) O susto que o cachorro lhe deu, o choque que levou na tomada, pegar balão no telhado, entre outras.

d) Machucar os pés, ficar com o nariz entupido.


8. a) jogar, fazer, quebrar, correr, poder, tirar, mentir, tirar, ganhar, machucar, assustar.

b) Pretérito perfeito do indicativo.

c) Sugestão de resposta: Porque a infância já terminou, é um período da vida encerrado. /ou/ Para indicar uma ação realizada pelo eu lírico num determinado momento do passado.

d) Provavelmente ela já é um adolescente, jovem ou adulto, já que narra fatos de sua infância.

e) Provavelmente o eu lírico teve uma infância agitada, fez de tudo um pouco. É possível perceber a partir das ações relatadas no poema: joguei, corri, quebrei, menti, assustei, machuquei, namorei etc.


9. Porque ele aponta as ações realizadas pelo eu lírico (brincar, fazer peraltices, conhecer coisas novas etc).


10. a) Jogo pião na terra.

b) Quebro bolinha de gude.

c) Corro mais que pude.

d) Namoro escondido.

e) Pego balão no telhado.


11. a) Ganharei uma bola nova.

b) Usarei chapéu de jornal.

c) Arranjarei uma namorada.

d) Assistirei filme de terror.

e) Brincarei de soldado.


3 comentários:

Victoria disse...

cade as respostas?

Victoria disse...

cade as respostaS?

Unknown disse...

Indiota, as respostas são as de vermelho akakakak