Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

terça-feira, 15 de abril de 2014

ATIVIDADES ADJUNTOS ADVERBIAIS COM GABARITO 7º ANO

ADJUNTO ADVERBIAL


Adjunto adverbial é o termo que se refere, geralmente, ao verbo, indicando circunstâncias de tempo, modo, lugar, meio, instrumento, causa, finalidade etc.




Algumas circunstâncias expressas pelo adjunto adverbial:


Afirmação: Sim, Leonardo da Vinci era um gênio.

Intensidade: Esse porta-recados é bastante útil.

Modo: A cola seca rapidamente.

Meio: Algumas pessoas passeiam de ultraleve.

Instrumento: Passou cola com o pincel.

Assunto: Falamos sobre o formato do porta-recados.



ATIVIDADES


LEIA O TEXTO A SEGUIR.


FOGO SEGURO


Os fósforos têm esse nome porque contêm fósforo, uma substância que pega fogo quando friccionada numa superfície áspera. No começo eram hastes longas, que tinham nomes engraçados como lucíferes ou locofocos. O problema é que eram perigosos, pois costumavam acender sozinhos dentro da embalagem, só por encostarem um no outro.


Em 1855, o sueco Johan Edvard Lundstrom criou palitos menores, feitos com fósforo vermelho e que só se acendiam quando riscados com força em um lixa colocada do lado de fora da caixa.


Revista Recreio, ano 4, n. 177. São Paulo: Abril, 31 jul. 2003.


Responda


1. Na sua opinião, a invenção dos fósforos foi e ainda é importante? Por quê?


2. Que informação, no primeiro parágrafo, mais chamou sua atenção?


3. Que expressão, no período destacado, indica uma circunstância de lugar? Como esse termo pode ser classificado?


4. O último parágrafo mostra a evolução dos fósforos, transformando-os no objeto útil que conhecemos hoje. Com base nele, responda às questões.


a) Quando os fósforos deixaram de ser perigosos?


b) Que expressão indica o modo como os fósforos tinham de ser riscados?


c) Que expressão indica o local onde a lixa foi colocada para ser usada?


d) Que função sintática as expressões contidas nas respostas aos itens (a,b,c) exercem nas respectivas orações?


5. Reduza as orações seguintes, retirando os adjuntos adverbiais.


a) Hoje existem 400 milhões de computadores pessoais em todo o mundo.


b) O walkman chegou ao Brasil em 1980.


c) O cotonete tinha algodão em apenas uma das pontas da haste.


*Agora, com base neste exercício, responda: as informações que você retirou são necessárias à compreensão das orações? Justifique.


6. Leia o trecho a seguir:


Na manhã seguinte, Pedro preparava-se para a entrevista. Então, percebeu que não se sentia tão calmo quanto gostaria. Nesse momento, lembrou-se do que lhe haviam recomendado: olhe sempre nos olhos de seu entrevistador.


Nesse trecho narrativo, as expressões destacadas organizam para o leitor três etapas diferentes da ação da personagem. O encadeamento dessas etapas é marcado pelo tempo ou pelo espaço?


7. Leia, a seguir, o trecho de uma notícia:


Lucy, o esqueleto de 3,2 milhões de anos encontrado na Etiópia em 1974, agora pode ser considerada uma mocinha. No mês passado, foi descoberto na África do Sul o esqueleto de um ancestral humano com 3,6 milhões de anos - 400 mil a mais do que Lucy. (In: Veja Kids, São Paulo, Abril, n. 5, 1999).


Transcreva da notícia os adjuntos adverbiais que estão associadas à locução verbal “foi descoberto” e que expressam:


a) circunstância de lugar:


b) circunstância de tempo:


8. Informe as circunstâncias expressas pelo adjunto adverbial destacado em cada frase a seguir.


causa - assunto - tempo - intensidade - dúvida - afirmação - lugar - modo - negação - companhia - finalidade


a) Cheguei cedo.


b) Na Bahia ainda há igrejas com detalhes de ouro.


c) Disfarçadamente, olhe quem chegou!


d) Fiquei profundamente revoltado com as acusações que me fizeram.


e) Trabalhou muito para a compra da casa.


f) Causou o acidente por distração.


g) Mariana saiu com o namorado.


h) Provavelmente será aprovado o aumento de impostos.


i) Sem dúvida o auxílio aos flagelados seguirá hoje à noite.


j) Nunca despreze a intuição de seus pais!


k) A aula foi sobre alimentos transgênicos.


9. Leia a tirinha a seguir:



a) Qual adjunto adverbial expressa a frequência da ação que irrita a personagem? 


b) Que expressão adverbial poderia substituir “pra cá”, mantendo a ideia de lugar?


c) Na frase “Não confia em mim, é?”, qual adjunto adverbial aparece? O que ele indica?


10. Leia o trecho a seguir:


Éramos três crianças naquela fazenda do Coroatá. Três crianças, um curral cheio de bois, um açude com mandioca de molho, um forno de farinha, mangueiras, bacurizeiros, bananeiras - e, de tarde, a gente amassava banana num prato, com açúcar e leite. Havia na sala um retrato de Shirley Temple e no peitoril da janela um vidro cheio de pétalas de rosas para fazer perfume. (In: Ferreira Gullar. Três crianças. O menino e o arco-íris. São Paulo: Ática, 2001)


a) Analise os adjuntos adverbiais destacados. Pode-se afirmar que o espaço marcou a lembrança do narrador? Explique.


b) Releia a enumeração de elementos da infância do narrador. “[...] Três crianças, um curral cheio de bois, um açude com mandioca de molho, um forno de farinha, mangueiras, bacurizeiros, bananeiras [...]”.

Essa sequência compõe um cenário rural ou urbano? Explique.


c) Releia o trecho e indique duas formas de marcar o tempo.


d) Transcreva a expressão adverbial que indica a finalidade do vidro cheio de pétalas de rosas.




FONTE:

BELTRÃO, Eliana Santos; GORDILHO, Tereza. Diálogo: língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2009.

BORGATTO, Ana; BERTIN; Terezinha; MARCHEZI, Vera. Tudo é linguagem. São Paulo: Ática, 2006.




E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!




GABARITO


1. Resposta pessoal.

2. Resposta pessoal.

3. Dentro da embalagem. Adjunto adverbial de lugar.

4. a) Em 1855.

b) Com força.

c) do lado de fora da caixa.

d) Adjunto adverbial.

5. a) Existem 400 milhões de computadores pessoais

b) O walkman chegou

c) O cotonete tinha algodão

6. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno perceba que os adjuntos adverbiais são importantes elementos de coesão textual, contribuindo para o encadeamento e a organização das ideias no texto, isto é, adjuntos adverbiais ajudam a dar sentido ao texto.

7. a) África do Sul

b) No mês passado

8. a) tempo; b) lugar; c) modo; d) intensidade; e) finalidade; f) causa; g) companhia; h) dúvida; i) afirmação; j) navegação; k) assunto.

9) a) sempre.

b) Pra mim, para este lugar, pra este lado.

c) Não, indica negação.

10) a) Sim, pois os adjuntos indicam lugar.

b) Um cenário rural, pois são elementos geralmente encontrados em sítios ou fazendas.

c) Verbos no pretérito imperfeito (éramos, amassava, havia) e adjunto adverbial (de tarde).

d) para fazer perfume.